Cristiane Pinto

Cristiane Pinto
Porque a vida é da cor que a gente pinta!!!

sábado, 7 de agosto de 2010

O Pequeno Príncipe - Antoine de Saint-Exupéry




O Pequeno Príncipe
 
Um mundo de muita ternura e delicadeza, assim é a estória do Pequeno Príncipe. A estória nos remete a um mundo de planetas, cometas e muitas estrelas. 
O Pequeno Príncipe era um garoto solitário e morava em um planeta muito pequeno, em seu solo haviam sementes boas e ruins, as boas poderiam transformar-se em rabanetes ou roseiras, mas as ruins poderiam virar os enormes Baobás (árvores gigantescas que se crescessem no planetinha com suas raízes o rachariam ao meio), por isso o principezinho precisava de um carneiro que comesse as pequenas mudas, mas de uma dessas mudas nasceu uma bonita (e orgulhosa) rosa que o princepezinho dedicava muito amor e cuidado, sempre cobrindo-a com uma redoma de vidro para protege-la do vento e do carneiro.
No planetinha haviam também três vulcões (sendo um inativo), que usava para cozinhar e aquecer-se, revolvendo sempre com muito cuidado suas cinzas.Como o pequeno príncipe levava uma vida monótona gostava de viajar a outros planetas e numa dessas viagens caiu na Terra por acidente, seu primeiro contato com a Terra foi difícil pois caiu em meio ao deserto, mas foi exatamente neste deserto que o príncipe teve contato com uma raposa e com ela aprendeu o significado de “criar laços” e cativar as amizades…Uma pessoa é apenas uma pessoa quando não se conhece, mas quando somos cativados pela amizade, essa pessoa torna-se única no mundo.
Com este aprendizado o príncipe cativou um homem, que encontrou no deserto (vítima de uma pane em seu avião), este homem que já estava petrificado com a frieza do mundo, reencontrou naquele garoto toda a inocência e amizade que precisava.
E ao final pede a todos: “Se viajarem um dia na África, através do deserto. E se acontecer passarem por ali, eu lhes suplico que não tenham pressa e que esperem um pouco bem debaixo da estrela!Se então um menino vem ao encontro de vocês, se ele ri, se tem cabelos de ouro, se não responde quando interrogam, não me deixem tão triste:escrevam-me depressa que ele voltou…”

Veja algumas frases da história do Pequeno príncipe:

“O verdadeiro amor nunca se desgasta. Quanto mais se dá mais se tem.”
“Amar não é olhar um para o outro, é olhar juntos na mesma direção.”
“Se tu vens às quatro da tarde, desde às três eu começarei a ser feliz.”
“Foi o tempo que dedicastes à tua rosa que fez tua rosa tão importante.”
“Num mundo que se faz deserto, temos sede de encontrar um amigo.”
“O que conduz o mundo é o espírito e não a inteligência.”
"O essencial é invisível aos olhos"
"Serás para mim único no mundo e eu serei para ti única no mundo"
"É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros"
"A gente só conhece bem as coisas que cativou"
"As sementes são invisíveis. Dormem nas entranhas da terra até que uma cisme de despertar"
"Os olhos são cegos. É preciso ver com o coração"
"É preciso que eu suporte duas ou três lagartas se quiser conhecer as borboletas"



O Aniversário do Pequeno Príncipe
Um hangar sujo e abandonado todo arrumado pra única festa que ele poderia receber.
Areia no chão, alguns montes com efeito de vapor.Umas ervas daninhas, outras tantas pedras espalhadas.Paredes e teto todos enfeitados com planetas, estrelas e
O Homem de negócios na entrada regulando quem entra e quem não entra.Contando quantas pessoas tem dentro, quantas faltam, quantos copos, mesas, lugares, canapés, litros de bebidas e tudo mais.
O grande Rei ficou sentado na entrada de tudo, ordenando que todos se divertissem, que todos se envolvessem pelos cantos, que vivessem aquele momento como o último de suas vidas.Ordenou que apreciassem a comida e a música.
O bêbado chegou pra beber, e antes de todo mundo chegar, estava estirado perto do bar.Nem curtiu a festa.
O ambiente começou a ficar cheio, as pessoas dançando.A maioria nem sabia ao certo de que era a festa, de quem era.É mais ou menos assim que acontece:vivemos, curtimos.Mas nunca sabemos realmente porque.Na maioria das vezes nos mexemos muito e fazemos barulho por algo que não entendemos na essência.
Com o ambiente cheio, as luzes piscavam sem parar.Nem numa festa o Acendedor de Lampiões esquece o regulamento.Existem pessoas que mesmo em festas, não deixam de trabalhar.
Nosso conhecido Vaidoso chegou atrasado, chamando atenção de quem como ele, não sabe que tudo isso não vale pena.Por fora, nada vale a pena.Tudo de importante não está nas roupas que ele veste, nem no penteado todo preparado.O que realmente mostra quem ele é, são suas verdades.E ele está muito preso ao que tudo mundo vê pra encontrar as próprias verdades.Só encontra a verdade quem é livre, de tudo.
E assim, num canto meio de lado de tudo, um garoto loiro largado observava tudo isso se perguntando onde estaria a beleza de todo este ritual.
Encostado nele, uma linda raposa de tons coloridos repousava sem se importar com os presentes, muito menos com o barulho.
-Ela vai esperar uma hora melhor pra vir. - Disse a raposa, escolhendo as palavras.
Mas o Príncipe, que já não é mais tão pequeno, buscava com os olhos aquela presença que iluminaria aquela festa.
Buscava, em toda a festa, em todo o hangar, em todo aquele mundo que montaram pra ele a verdade dele.Aquela pessoa que traria a verdade pro coração dele, que o tornaria livre.E completo.
O Homem de negócios estava muito ocupado contando qualquer coisa, o Rei ficou mandando as pessoas vomitarem depois te tanto beber, o Bêbado obedecia.
O Vaidoso se perdeu em tanta mentira de si mesmo.
A festa ia acabando, as pessoas indo embora.
O Príncipe sempre acompanhado da Raposa ia percorrendo os cantos, atrás dela, da principal causa de sua alegria e tristeza.Atrás da verdade dele.
Atrás do motivo real de toda aquela agitação.
E quando tudo se acabou, quando até o Rei não tinha mais ninguém pra mandar, consternado, o Príncipe olhou pro céu, de verdade, e disse:
-Você está aí, estou aqui.Sei que existe e és minha.Mesmo com tudo isso entre nós, faço tudo por você, quero tudo por você.Sei também que mesmo nós, possuindo um ao outro, nos sentimos sozinhos as vezes.Estou fazendo tudo pra brilhar, minha Flor, espero que consiga enxergar daí, onde quer que estejas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário