Cristiane Pinto

Cristiane Pinto
Porque a vida é da cor que a gente pinta!!!

segunda-feira, 26 de julho de 2010

O RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE



O RESPONSÁVEL PELA QUALIDADE

Esta é uma história sobre quatro pessoas chamadas: TODO MUNDO, ALGUÉM, QUALQUER UM E NINGUÉM.

A QUALIDADE era um serviço importante a ser feito e TODO MUNDO estava certo de que ALGUÉM o faria.

QUALQUER UM poderia ter feito.

ALGUÉM ficou chateado sobre isso, porque era serviço de TODO MUNDO.

TODO MUNDO pensou que QUALQUER UM podia fazê-lo, mas NINGUÉM percebeu que TODO MUNDO não o faria.

No fim, TODO MUNDO culpou ALGUÉM quando NINGUÉM fez o que QUALQUER UM poderia ter feito.

DIFERENÇA ENTRE VENCEDORES E PERDEDORES



DIFERENÇA ENTRE VENCEDORES E PERDEDORES

QUANDO O POVO DE ISRAEL VIU GOLIAS, FALOU:
“ELE É MUITO GRANDE; NÃO VAMOS CONSEGUIR DERROTÁ-LO”.

QUANDO DAVI VIU GOLIAS, DISSE:
“ELE É MUITO GRANDE; NÃO TENHO COMO ERRAR O ALVO”.

A FORMA COMO ENCARAMOS OS PROBLEMAS É QUE DETERMINAM NOSSA VITÓRIA. ESSA É A DIFERENÇA ENTRE VENCEDORES E PERDEDORES.

APRENDENDO FAZER A DIFERENÇA


APRENDENDO FAZER A DIFERENÇA

Numa praia tranqüila, junto a uma aldeia de pescadores, morava um escritor. Todas as manhãs, ele passeava a beira-mar, fazendo suas reflexões, e, à tarde, ficava em casa escrevendo.
Um dia, caminhando sobre a areia, ele viu de longe um menino recolhendo na areia as estrelas-do-mar, uma por uma e, jogando-as novamente para o oceano.
- “Por que você está fazendo isso?”, quis saber o escritor, ao se aproximar.
- “Você não vê?”, respondeu o menino. “A maré está baixa e o sol está brilhando. Se ficarem aqui na areia, as estrelas vão secar ao sol e morrer...”
- “Meu jovem”, contestou o escritor, “existem milhares de quilômetros de praia por esse mundo a fora, e centena de milhares de estrelas - do- mar espalhadas pelas praias. Que diferença faz você jogar umas poucas de volta para o oceano, se a maioria vai perecer de qualquer forma?”
O menino então se abaixou para pegar mais uma estrela e, ao iniciar o movimento para devolvê-la ao oceano, voltou-se para o escritor e disse:
- “Para esta, eu fiz a diferença!”.
De volta à sua casa, o escritor não conseguiu mais escrever nem dormiu a noite. Esperou chegar à manhã seguinte para encontrar-se com o menino e, juntos, começaram a jogar as estrelas-do-mar de volta para o oceano.

PERFEITO É QUEM TE CRIOU


Perfeito É Quem Te Criou

Se um dia um anjo declarou que tu eras cheia de deus
Agora penso quem sou eu para não te dizer
Oh mãe, cheia de graça, oh mãe
Cheia de graça, oh mãe, agraciada

Se a palavra ensinou que todos hão de concordar
E as gerações te proclamar
Agora eu também direi
Tu és bendita, oh mãe, tu és bendita, oh mãe,
Bem-aventurada

Surgiu um grande sinal no céu, uma mulher revestida de sol
A lua debaixo de seus pés e na cabeça uma coroa

Não há como se comparar, perfeito é quem te criou
Se o criador te coroou, te coroamos, oh mãe, te coroamos
Oh mãe, te coroamos, oh mãe
Nossa rainha

Te coroamos, oh mãe...

A BELEZA DO SILÊNCIO

A VIDA AINDA NÃO TERMINOU!

UMA PESSOA MELHOR

sábado, 24 de julho de 2010

A idade e a mudança

Mês passado participei de um evento sobre o Dia da Mulher. Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi. Foi um momento inesquecível... A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito. Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?' Onde não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo. Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desses assuntos sozinha. Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas mesmo em idade avançada. A fonte da juventude chama-se "mudança". De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora. A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.
Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos. Mudança, o que vem a ser tal coisa? Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho. Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu. Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos. Rejuvenesceu. Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol. Rejuvenesceu. Toda mudança cobra um alto preço emocional. Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza. Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face. Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna. Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho. Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar. Olhe-se no espelho...

Lya Luft

MUDE.

Mas comece devagar, porque a direção é mais importante do que a velocidade. Sente-se em outra cadeira, no outro lado da mesa. Mais tarde, mude de mesa.

Quando sair, procure andar pelo outro lado da rua; depois, mude de caminho, ande por outras ruas, calmamente, observando com atenção os lugares por onde você passa. Tome outros ônibus.

Mude por uns tempos o estilo das roupas. Dê os seus sapatos velhos. Procure andar descalço alguns dias.

Tire uma tarde Inteira para passear livremente na praia ou no parque e ouvir o canto dos passarinhos. Veja o mundo de outras perspectivas. Abra e feche as gavetas e portas com a mão esquerda. Durma do outro lado da cama, depois, procure dormir em outras camas.

Assista a outros programas de TV, compre outros jornais, leia outros livros. Viva outros romances. Não faça do hábito um estilo de vida. Ame a novidade.

Durma mais tarde. Durma mais cedo. Aprenda uma palavra nova por dia numa outra língua. Corrija sua postura.

Coma um pouco menos, escolha comidas diferentes, novos temperos, novas cores, novas delícias. Tente o novo todo dia, o novo lado, o novo método, o novo sabor, o novo jeito, o novo prazer, o novo amor. A nova vida.

Tente. Busque novos amigos. Tente novos amores. Faça novas relações.

Almoce em outros locais, vá a outros restaurantes, tome outro tipo de bebida, compre pão em outra padaria. Almoce mais cedo, jante mais tarde ou vice-versa. Escolha outro mercado, outra marca de sabonete, outro creme dental. Tome banho em novos horários. Use canetas de outras cores. Vá passear em outros lugares.

Ame muito, cada vez mais e de modos diferentes.

Troque de bolsa, de carteira, de malas. Troque de carro, compre novos óculos, escreva outras poesias. Jogue fora os velhos relógios. Quebre delicadamente esses horrorosos despertadores. Abra conta em outro banco. Vá a outros cinemas, outros cabeleireiros, outros teatros. Visite novos museus.

Mude. Lembre-se que a vida é uma só, e pense realmente em arrumar outro emprego, uma nova ocupação, um trabalho mais light, mais prazeroso, mais digno, mais humano.

Se você não encontrar uma razão para ser livre, invente-a. Seja criativo. E aproveite para fazer uma viagem despretensiosa, longa, e se possível, sem destino.

Experimente coisas novas. Troque novamente. Mude, de novo. Experimente outra vez. Você certamente conhecerá coisas melhores e coisas piores do que as já conhecidas, mas não é isso que importa. O importante é a mudança, o movimento, o dinamismo, a energia.

Só o que está morto não muda!

Repito, por pura alegria de viver: a salvação é pelo risco, sem o qual a vida não vale à pena.

Clarice Lispector

RESSENTIMENTOS


Um rico resolve presentear um pobre por seu aniversário e ironicamente, manda preparar uma bandeja cheia de lixo e sujeiras. Na presença de todos, manda entregar o presente, que é recebido com alegria pelo aniversariante, que gentilmente agradece e pede que lhe aguarde um instante, pois gostaria de poder retribuir a gentileza. Joga fora o lixo, lava e desinfeta a bandeja, enche-a de flores e a devolve com um cartão, onde está escrito a seguinte frase: “A gente dá o que tem de melhor.”

Ou seja: Não perca a serenidade. A raiva faz mal à saúde, o rancor estraga o fígado, a mágoa envenena o coração. Domine suas reações emotivas. Seja dono de si mesmo. Não jogue lenha no fogo do seu aborrecimento. Esqueça e vá em frente para não perder a sua serenidade. Não perca a sua calma. Pense antes de falar e não ceda a sua impulsividade.

William Shakespeare.